terça-feira, 25 de novembro de 2008

Marketing de Guerrilha

A minha opinião:
O Marketing de guerrilha tem como finalidade captar a atenção do consumidor utilizando a criatividade e recorrendo a técnicas pouco convencionais com o objectivo de aumentar o nível de envolvimento do consumidor com a marca.


O marketing de guerrilha ou as acções de marketing de guerrilha são normalmente direccionadas para um público-alvo já previamente identificados, onde se pretende chamar a atenção para os produtos através de grandes campanhas publicitárias ou de eventos de apresentação de produtos.


Inicialmente era utilizado por empresas cujos recursos para investimentos em acções de marketing eram reduzidos. Actualmente e por força da conjuntura económica global os clientes de grandes contas e com elevados orçamentos estão a abandonar as principais agencias e a procurar agencias especializadas em marketing de guerrilha. Procuram desta forma melhores resultados com menores investimentos.

O que outros dizem:

Para André Rabanea, CEO da agencia TORKE o “marketing de guerrilha é uma forma de envolver os consumidores com a marca, não através da imposição mas através da conquista. É um conjunto de estratégias diferenciadas e inovadoras cujo objectivo é surpreender, pelo inesperado e pelo barulho, pela emoção, pela ousadia e pela agilidade e que, por isso mesmo conquistam e seduzem os consumidores”.
As vantagens:

As acções de Marketing de Guerrilha, não envolvem elevados investimentos financeiros, por isso são também de rápida execução e aplicação. Chega rapidamente á maioria dos potenciais consumidores ou porque se cruzaram com ela na rua ou pela cobertura dos media.
As Desvantagens:

As acções de Marketing de Guerrilha são normalmente de pequena ou média dimensão, pelo que podem ficar aquém do inicialmente esperado, não atingem um público-alvo tão elevado como as campanhas de mass market.
Se o target não for correctamente seleccionado e a campanha não for correctamente percepcionada pelos consumidores pode por em risco não só os valores da marca como também funcionar negativamente para esta.

Exemplos de Campanhas de Marketing de Guerrilha.















Mais exemplos a não perder.



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