domingo, 4 de janeiro de 2009

Endomarketing

Definição de Endomarketing:
“O Endomarketing é uma ferramenta de comunicação e envolvimento contínuo entre os colaboradores e a organização, e fortalece a responsabilidade de cada um sobre o resultado final. Passa a ser um instrumento fundamental que permite construir uma cultura organizacional, fortalecendo o relacionamento entre os clientes internos e os externos”
Matos, Margarida “Better inside to be the best outside: Endomarketing”, Marketeer Outubro 2008

A minha opinião:

O endomarketing surge da necessidade adaptar determinadas estratégias de Marketing
para o ambiente interno das empresas, ou seja contribuir para que exista uma maior consolidação entre os colaboradores e a empresa tendo como objectivo fazer com que os colaboradores sintam que fazem parte do negócio e que são potenciadores do sucesso da empresa.


O principal objectivo de qualquer empresa que venda produtos ou que presta serviços é a satisfação dos clientes, pelo que é necessários que os colaboradores estejam conscientes e integrados nesse difícil processo.

Não se conseguem atingir os resultados pretendidos sem colaboradores motivados e envolvidos com os objectivos e com a missão da empresa, ou seja “ é partindo do interior que se melhora o exterior”.

É necessário que a empresa antes de vender um produto aos seus clientes, consiga convencer os seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.
Os colaboradores devem ser visos como aliados, cujo seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.

As vantagens:
Permite, através da melhoria do ambiente da organização, melhorar a performance dos colaboradores e a motivação para o trabalho.

As desvantagens:

Não ser percepcionada pelos colaboradores a estratégia, levando á criação de resistência á implementação dos processos.


Fontes:

Revista Marketter
http://www.meiosepublicidade.pt/2006/07/28/Endomarketing/
http://www.endomarketing.com/
http://www.webartigos.com/articles/10515/1/o-endomarketing-como-forma-de-mobilizacao-de-funcionarios-em-empresas-de-prestacao-de-servicos-em-busca-da-competitividade/pagina1.html

Sem comentários: