domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Tribal

O Marketing Tribal tem como objectivo estratégico a criação e/ou a procura de grupos de pessoas que consumam os mesmos produtos ou as mesmas marcas.

Os consumidores já envolvidos com as marcas são despertados para a necessidade de serem reconhecidos em certos grupos ou tribos em função de determinados produtos que consomem.
A multiplicação dos membros destas tribos está ligada às TI, mais propriamente á internet. As marcas conseguem desta forma aumentar quer em número de consumidores quer em quantidade de produtos consumidos. E como?





A nike por exemplo através de uma linha de ténis exclusivos consegue criar uma tribo. Este tipo de produto apenas está ao alcance de consumidores que adoptem um design mais arrojado e que decidam investir um pouco mais em calçado desportivo.

A estratégia das marcas passa por alimentar o interesse dos consumidores por este tipo de produtos, e fá-lo reconhecendo e envolvendo-se com estas comunidades na criação e no desenvolvimento de novos produtos.

Segundo Susana Costa e Silva “O marketing tribal é uma estratégia de marketing que procura criar comunidades de clientes em torno de um produto/serviço/marca. Essas comunidades de clientes podem ser vistas como tribos”

Outra marca associada ao conceito de marketing tribal é a Harley Davinson que não só criou uma tribo como também criou um estilo de vida.

Vantagens:

Melhoria da eficácia de interacção com o consumidor com o objectivo de criar laços emocionais.
Sobreposição do “valor de ligação à marca” sobre o tradicional “valor de uso dos produtos”.
Facilidade de propagação de mensagem por força do forte envolvimento dos consumidores com a marca.


Desvantegens:

Dificuldade na criação dos laços emocionais.
Por força da sua estratégia muito virada para nichos.
Requer investimentos elevados para se tornar uma marca de tribo.

Fontes:
http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&item=11844&hrq
http://comunicacaomarketing.blogspot.com/search?q=marketing+tribal

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