sábado, 10 de janeiro de 2009

Punk Markeing - Junta-te á Revolução


Richard Laermer e Mark Simmons acreditam que o marketing, tal como o conhecemos, morreu.
O Pumk marketing baseia-se na noção de que os consumidores deixaram de agir de forma passiva e passaram a controlar os media substituindo-se ás agencias e aos profissionais de marketing .
Hoje, para conquistar um consumidor não chega criar “processos” de Marketing. É preciso tratar o Cliente com respeito. Desafiá-lo! Tratá-lo com inteligência. Como inteligente. O Cliente adora ser “picado” ou que o divirtam. E… o cliente pode! O cliente tem poder!
“Punk marketing” é, segundo os autores, uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem “manda”.


Os autores do livro “Punk Marketing – Junta-te á Revolução” escreveram um novo manifesto para o marketing baseado em 15 itens onde incluem todas as técnicas, novas ou renovadas, que realmente vendem: criar escassez, contar histórias, estabelecer elos emocionais, chocar, chocar, chocar. Eles demonstram que para sobreviver nos negócios, uma aproximação revolucionária é precisa.


Manifesto do Marketing Punk:


1: “se não arriscar morre”.
2: “desafie as assumpções da indústria.”
3: “mantenha uma posição firme”
4: “não ceda aos clientes”;
5: “não seja controlador”,
6: “nunca perca a honestidade”,
7: “crie inimigos”,
8: “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”,
9: “pense à frente dos rivais”,
10: “não se deixe iludir pela tecnologia”,
11: “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”,
12: “comunique com simplicidade”,
13: “aposte sempre na qualidade”, em detrimento da quantidade,
14: “use novas ferramentas de marketing”
15: “interrogue-se constantemente”

A minha Opinião:

O Punk Marketing é uma ferramenta de marketing que busca, através de formas de comunicação diferentes das tradicionais e que normalmente geram controvérsia , captar a atenção dos consumidores.

Vantagens:

Utiliza meios e abordagens pouco convencionais que despertam a atenção os consumidores

Desvantagens:
Pode o teor pouco convencional das mensagens chocar demasiado os consumidores e estes reagirem negativamente às campanhas







1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Vou comentar os seus posts atrás aqui:
- de uma forma geral está a cumprir o que se pretende
-lembre-se de que privilegio mais a produção ppa de conteúdo do que o copy/paste de outras fontes que quando utilizadas devem ter aspas se textuais.
Gostei dos exemplos escolhidos. Já estava farta de ver os mesmos...
SE achar que em função deste comment precisa reeditar e melhorar pode fazê-lo até eu voltar para dar notas.